Badminton é um esporte famoso pela sua rapidez e concentração em todas as jogadas. Cada golpe no vôlei (acessório similar a uma pena) tem que ser cuidadosamente calculado prevenindo qualquer jogada de contra-ataque por parte do adversário.
Ensinar badminton pode ser algo que requer alguma atenção, especialmente se for as crianças. Para além de serem mais vulneráveis a lesões, podem se desmotivar facilmente perante treinamentos que não lhes agradem.
Veremos algumas dicas para ensinar badminton a um grupo de crianças sem que lhes tirem o divertimento que eles tanto gostam.
Instruções
O que você precisará
Rede divisória apropriado para o tamanho das crianças
Raquetas leves e esponjosas
1 - Comece por verificar todo o material com que pretendem ensinar as crianças. Algumas raquetas são demasiado pesadas e podem machucar seriamente alguma criança que a use incorretamente. Adquira raquetas leves e se possível de tamanho inferior às normais para evitar lesões.
Após verificar o material, junte o grupo de crianças e explique os movimentos básicos do badminton. Não necessitam de aprofundar muito o assunto, elas próprias irão desenvolver suas capacidades enquanto estiverem jogando. Expliquem ao de leve a técnica do serviço, remate e como dar um simples efeito no vôlei. Expliquem também algumas regras e fundamentos básicos de como proceder numa partida de badminton.
2 - Após eles terem um conhecimento teórico básico dos movimentos, coloque eles a pares treinando alguns desses mesmos movimentos. Devem passar o vôlei entre si sem deixar cair no chão, efetuar alguns remates (sem muita força, podem aleijar o colega) e servir o vôlei de mais longe.
Certifiquem-se de que as crianças se estão divertindo com as raquetas e corrija sempre que ache que alguma criança esteja efetuando algum movimento incorretamente. Se eles assim o desejarem, altere os parceiros uns dos outros e faça alguma rotação para se conhecerem melhor.
3 - Como as crianças gostam muito de correr de um lado para o outro, é hora de experimentar colocar eles jogando um pouco de badminton. Coloque a rede divisória não muito alta, pois se o vôlei estiver sempre batendo na rede eles irão se aborrecer do badminton rapidamente. Coloque de forma a que eles possam jogar sem problema por enquanto. Explique a eles o tamanho do campo e onde o vôlei sai.
Assim que eles estiverem jogando, veja se estão todos entendendo as regras corretamente. Assim que eles já assimilarem bem os movimentos deste esporte, coloque eles jogando a pares. Vai ver o quanto é divertido para eles.
4 - No final do treinamento com as crianças, façam uma pequena brincadeira leve. Podem fazer uma rodinha e jogar ao meio, jogar à apanhada sem correr muito pois já estiveram jogando bastante, ou então simplesmente opte por ter uma conversa de fim de treinamento com eles. Pergunte se gostaram do treinamento, se o material era do agrado deles, com quem gostaram mais de jogar, entre muitas outras coisas.
Não se esqueça que o treinamento deve ser totalmente do agrado de todas as crianças e que se elas estão ali é porque o badminton lhes chamou a atenção. Cabe a você incumbir o espírito de equipa e esportismo.